5 técnicas para sair de um bloqueio criativo.
Acredite ou não, antes de começar este texto eu estava em um bloqueio criativo. E, ironicamente, eu fiz tudo o que não devemos fazer: demorei para perceber, continuei insistindo, me frustrei e fiquei mais ansiosa, contribuindo para o ciclo nunca acabar.
Bloqueios criativos são mais comuns do que parecem e não são exclusividade de quem trabalha com arte, design ou comunicação. Você, eu, todos nós enfrentamos esses obstáculos. Afinal eles são, basicamente, situações em que ficamos enclausurados em uma questão que a nossa mente simplesmente não consegue desenvolver algo ou encontrar uma saída para aquilo.
A principal dica é deixar para lá e fazer a sua mente descansar por um dia. Mas quando você está trabalhando, não pode simplesmente deixar para lá, né? Para ajudar, listei uma série de técnicas que podem ser feitas no seu ambiente de trabalho, mesmo. Preparado(a)? Então vamos lá:
O primeiro e principal passo é aceitar que você está enfrentando um bloqueio criativo. Enquanto eu não assumi que estava naquele ciclo vicioso, continuei tentando escrever. E adivinha: nada, absolutamente nenhuma palavra, saía. Nem mesmo uma frase. A partir do momento em que assumi a situação, dei o primeiro passo para quebrar o ciclo.
Todo mundo precisa dar um tempo de vez em quando. Inclusive você. Respire, beba um copo de água, prepare um café, ouça uma música e caminhe um pouco (nem que seja até a cozinha). Sabia que existem pesquisas que mostram que ouvir música e caminhar, por exemplo, ajudam a estimular a criatividade?
Músicas felizes estimulam a criatividade: estudos da Universidade Radbound Nijmegen, nos Países Baixos, e Sam Ferguson, da Universidade de Tecnologia de Sidney, na Austrália, constataram que músicas felizes estimulam a criatividade.
“Para Irma Järvelä, da Universidade de Helsinki, na Finlândia, a explicação está na dopamina – neurotransmissor associado à satisfação e prazer, liberado ao ouvir música. ‘Dopamina também aumenta o pensamento criativo e a determinação no trabalho’, disse”.
Fonte: Revista Galileu, 2017
Fazer caminhadas melhora a criatividade: de acordo com a American Psychological Association fazer caminhadas melhora a criatividade. A constatação foi feita após um estudo com 176 pessoas. 100% das pessoas que caminharam antes responderam de forma mais inovadoras que as que ficaram sentadas.
Fonte: Universia
Além disso, pode ter certeza que ocupar a mente com outras coisas ajuda a refrescar as suas ideias, fazendo você enxergar o “problema” de outra forma quando voltar.
Sempre que eu me vejo em uma situação de bloqueio criativo, procuro por coisas que me inspirem. Sejam fotos, ilustrações, campanhas que me emocionem ou uma música que me anime.
Antes de começar este texto, por exemplo, dei uma olhada no Pinterest, passei pelo Behance e Instagram de fotógrafos que admiro e li outro artigo, sobre outro assunto. Isso tudo ouvindo uma das minhas playlists preferidas. Depois disso, eu levantei para pegar um café e então, quando voltei, já estava com toda a ideia do texto na cabeça.
Minha dica é que você tenha, no computador, Spotify ou em qualquer outro aplicativo de música, playlists feitas especialmente para esses momentos. O que também ajuda é criar uma pasta com imagens ou frases que inspirem.
Colocar os seus insights no papel, de forma desordenada, e escrever o que você quer transmitir às pessoas pode te ajudar a visualizar melhor o conteúdo. Depois fica bem mais fácil de organizar as ideias e fazer o que precisa fazer.
O que te inspira? O que te anima e te deixa com o olho brilhando? Quem você admira ou gostaria de ser? As respostas que você deu para essas perguntas vão te direcionar para os seus gatilhos criativos, que podem ser séries, filmes, livros, exposições, artistas, músicos e até grandes empresários que você admira.
A dica é revisitar esses gatilhos com certa frequência, e não só quando você tem um bloqueio. Assim, você estará nutrindo o seu cérebro com novas ideias, criando uma espécie de biblioteca de referências que serão úteis no futuro (mesmo que você não perceba).
Sair de um bloqueio criativo é mais simples do que parece. Você só precisa quebrar o ciclo do bloqueio e lembrar dessas técnicas que deixamos aqui para você!