Você já parou para pensar sobre os seus hábitos de consumo? Sobre o seu estilo de vida? Sobre as suas escolhas e o modo como o qual você se relaciona com as pessoas? Você já parou para pensar como, quando e por que tudo começou? Como era a sua vida antes do smartphone? Como era a sociedade antes da internet?

 

 

Os nossos hábitos, escolhas e estilo de vida são construídos a partir de influências externas, mesmo que de forma inconsciente. Por isso, gerações diferentes possuem maneiras tão distintas de ver a vida e lidar com os problemas. No meio de todo esse contexto, as novas tecnologias são um dos principais agentes de mudanças comportamentais, tendo mudado o nosso estilo de vida de forma muito rápida.

 

É por isso que hoje estamos aqui! Porque queremos mostrar para vocês 5 ideias inovadoras da última década, que moldaram completamente o nosso jeito de SER e de VIVER.


 

- FACEBOOK

Mark Zuckeberg criou o Facebook em meados de 2004, mas apenas no início de 2012 a plataforma tornou-se a maior rede social no Brasil e restante da América Latina, ultrapassando o Orkut.

 

O que mudou: o nosso comportamento e as nossas relações. A partir do Facebook ganhamos mais liberdade para opinar, compartilhar conhecimento, perceber diferentes pontos de vista e conhecer pessoas novas (sem precisar sair de casa). Além disso, a rede social transformou a mídia, a comunicação social e o marketing digital por meio dos seus algoritmos.

 

 

- INSTAGRAM

O Instagram foi criado em 2010 como uma plataforma exclusivamente mobile. Originalmente disponível apenas para iOs, mais tarde (2012) foi disponibilizado para aparelhos Android, além de ganhar uma versão para desktop.

 

O que mudou: o nosso comportamento e jeito de compartilhar fotos e momentos. Por meio dessa plataforma, somos diariamente influenciados pela moda, tendências e muito mais. Também foi o IG que nos apresentou os influenciadores digitais e o hábito de acompanhar o dia a dia das pessoas por meio de stories. Recentemente, a plataforma também inovou ao retirar a visibilidade de like nas imagens, apontando para um novo momento onde a qualidade do conteúdo e interações é mais importante que números.

 

- NETFLIX

Você sabia que a Netflix existe desde 1997? A empresa surgiu como um serviço de entrega de DVD por correios, mas apenas em 2007 expandiu os negócios para o streaming, chegando à América Latina só em 2011.

 

O que mudou: Se hoje você diz que o seu hobby é assistir séries e filmes, provavelmente a culpa é do Netflix. Afinal, ele trouxe para o nosso dia a dia o que, antes, era um entretenimento bem pontual: seja quando íamos ao cinema, alugávamos um DVD (ou fita hehehe) ou assistíamos a TV. A plataforma de streaming abriu um universo de possibilidades, globalizou produções e, hoje, consagra-se como uma grande produtora de fenômenos mundiais (Stranger Things que o diga).

 

 

- SPOTIFY

O serviço de streaming de música foi lançado oficialmente em outubro de 2008. Apenas seis anos depois, em maio de 2014, que a plataforma foi lançada oficialmente no Brasil.

 

O que mudou: assim como outros serviços de streaming (Apple Music, Deezer, Tidal e YouTube Music), o Spotify democratizou e facilitou o consumo de música, influenciando diretamente na maneira em ela é produzida hoje em dia. Isso se reflete nos charts, nos estilos musicais e na autonomia do usuário para escolher o que quer ouvir.

 

Hoje, a plataforma está investindo muito nos formatos de podcast que, de certa forma, ganharam muito mais aderência pelas pessoas graças a popularização do streaming.

 

 

- UBER

O serviço foi fundado em 2009 por Garrett Camp e Travis Kalanick, com a proposta inicial de ser um serviço semelhante a um táxi de luxo. O aplicativo foi lançado oficialmente em 2010 para Android e iPhone, sendo um dos pioneiros no conceito de E-hailing. O serviço só chegou ao Brasil quatro anos depois, em maio de 2014.

 

O que mudou: há quanto tempo você não pega um táxi para se locomover pela cidade? E quantas vezes você não pensou se vale mesmo a pena o custo-benefício de pegar um ônibus para se deslocar em pequenas distâncias? o Uber mudou drasticamente a mobilidade urbana, revolucionando o nosso modo de se deslocar pela cidade. Tanto é que ao chegar ao Brasil o aplicativo foi recebido com hostilidade por muitos.

 

 

Viu como uma ideia inovadora é capaz de moldar o nosso comportamento e mudar toda uma logística de produção e consumo? É lógico que, além dos exemplos que trouxemos para você existem muitas outras ideias revolucionárias: YouTube, AirBnb, iFood e muitas outras.

 

A questão é: por que estamos trazendo esta informação para você? Porque essas ideias inovadoras e disruptivas têm muito a ver com a gente. Mas, principalmente, porque nós acreditamos que ideias simples podem ser revolucionárias e promover mudanças reais no mundo. E você?