O YouTube está ganhando relevância no dia a dia do seu cliente!
Como os seus pais veem o mundo e se relacionam com ele? E os seus avós? E você? E como os seus filhos se relacionarão com o mundo? Antes de pensar em Marketing, precisamos pensar nas pessoas, em como elas vivem a sua vida, quais são os seus desejos e anseios, sem esquecer que hoje passamos grande parte da nossa vida na Internet.
De acordo com o relatório “2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite, o Brasil está entre os 3 países do mundo onde a população passa uma média de 9 horas diárias navegando na Internet. Isso já poderia ser previsível, uma vez que os smartphones entraram de vez na nossa vida e facilitaram o acesso a web a qualquer hora do dia, de qualquer lugar. Agora, você imaginaria que o brasileiro passa em média 19 horas semanas assistindo vídeos pela web?
Estes dados vieram da Pesquisa Video Viewrs realizada em parceria com o Instituto Provokers e com a Box 1824. O principal objetivo da pesquisa, era entender o comportamento do brasileiro no momento de assistir a conteúdos audiovisuais (seja por meio da TV aberta ou internet). E os resultados nos trazem bons insights do que as pessoas procuram ou quais são as suas preferências. Confira:
Além disso, a pesquisa mostrou como o papel do YouTube vem ganhando relevância na vida das pessoas, tornando-se neste ano (2018) o segundo maior destino de consumo desse formato no país:
E qual a conclusão que podemos tirar?
O tempo gasto para assistir vídeos online cresceu drasticamente em 4 anos e hoje chega perto do tempo que o brasileiro usa para assistir a TV aberta. Podemos dizer que esse crescimento foi possível porque na internet as pessoas sentem-te livres para fazer a curadoria do seu próprio conteúdo, escolhendo o que interessa e é mais relevante para o seu dia a dia. Além disso, nas plataformas digitais o brasileiro tem acesso a materiais que não estão disponíveis na TV.
Também não podemos esquecer da ascensão da Geração Z, que hoje representa 30% da população mundial e é caracterizada por serem jovens hiperconectados. Para ter ideia 55% dos adolescentes entre 14 e 18 anos usam o YouTube diariamente. Nós já mostramos para você aqui como uma estratégia digital direcionada para adolescente, focando em conteúdo digital pode dar certo.
Voltando aos dados da pesquisa Video Viewrs, também podemos perceber que a preferência e uso da SmartTV cresceu, mas ainda não é maior que o uso de outros aparelhos. A maioria dos usuários ainda usa o smartphones para assistir os vídeos online. Provavelmente pelo fato de ser mais acessível: você pode usar um smartphone em qualquer lugar a qualquer momento, basta ter uma boa rede de acesso a internet disponível.
Assim, além de pensar em produzir conteúdos audiovisual para o seu negócio, você precisa levar em consideração os meios (e momentos) em que eles serão vistos. Lembra que falamos sobre a importância dos vídeos verticais para a sua estratégia de marketing? Então clique aqui para relembrar!
E precisamos fazer tudo isso sem esquecer quem são as pessoas que estarão consumindo este material e o que elas procuram quando acessam este tipo de conteúdo. Neste sentido, a pesquisa só reforça que o brasileiro se identifica cada vez mais com os valores do YouTube: defender a diversidade, a liberdade de expressão e autenticidade.
De acordo com Maria Helena Marinho, Market Insights Manager, do site Think With Google, as pessoas querem se divertir, querem aprender e querem se reconhecer, e nisso o YouTube é cada vez mais considerado o canal da preferência do público amante dos vídeos. “O YouTube não é só um lugar onde se buscam vídeos: ele também é fundamental para as marcas atingirem os seus públicos. Quem quer ser visto, precisa estar lá”.
Quer conferir este material na integra? Então acesse este link!