É hora de pensar na experiência mobile da sua marca!
Acordar. Tomar café. Trabalhar. Voltar para casa. Assistir TV. Colocar as séries em dia. Quem sabe, ler algum livro antes de dormir. Todos nós temos uma rotina diária, mas a pergunta que temos para você hoje é: durante o dia, quantas vezes você para e olha o seu celular? Seja para conferir as redes sociais, procurar alguma música ou até mesmo para ver as horas.
Não podemos mais negar: a internet mudou o mundo e a vida das pessoas. Agora, chegou a vez do mobile repaginar essa mudança. E 2016 foi o ano da grande virada quando o assunto são os números de pesquisas Google feitas por meio de aparelhos mobile.
A nossa coordenadora de planejamento e mídias digitais, Aline Paz Veloso de Souza, explica que os smartphones proporcionaram a desmaterialização de muitos serviços e produtos. Se nos anos 80/90 você precisava comprar e adquirir muitas coisas, hoje, os smartphones nos oferecem os mesmos devices (e muito mais) dentro de um único aparelho, por um custo-benefício muito menor. “Isso é disrupção, quando um serviço ou cultura é completamente quebrado para o surgimento do novo”, comenta Aline.
Talvez seja por isso que o mobile venha tomando conta do mundo e fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas.
E quer saber mais? Os dados do Google Analytics mostraram que entre 2014 e 2015 houve um aumento de 112% na participação do smartphone ao acesso à internet e de 74% nas taxas de conversão mobile.
Por isso que quando falamos em estratégias de marketing online, nós temos que falar de micromomentos, que é o momento exato em que o consumidor está mais receptivo à mensagem da marca, ou seja, quando as pessoas estão descobrindo coisas novas ou tomando uma decisão. E não é só isso. É preciso, também, que tudo funcione com perfeição e que seja rápido.
Mas se as análises mostram que as pessoas estão usando cada vez mais as tecnologias mobile, por que as conversões ainda são menores que as do desktop? A resposta está na experiência que cada uma das plataformas oferece. E é por isso que dizemos que a sua marca precisa oferecer uma experiência eficiente. Ou seja, carregamento rápido, formulários mais curtos e um fluxo de navegação melhorado.
Por isso, viemos te contar 3 fatores que você precisa levar em consideração para analisar na experiência que a sua marca oferece:
Você sabia que uma página mobile ainda leva, em média, 15,3 segundos para carregar totalmente? Ou que, hoje, 1 segundo a mais no tempo de carregamento pode influenciar em até 20% das conversões mobile? O que isso significa? Que não basta fazer o melhor, é preciso fazer o melhor agora (lembra que comentamos dos micromomentos?). Por isso, em vez de se importar apenas com otimização de anúncios e experiência pré-site, comece a pensar nessa experiência adaptada para o mobile. É momento de reduzir cada segundo da experiência que você oferece nessa plataforma.
Diminua as etapas e aumente as possibilidades. Ou seja, ofereça diversas maneiras do seu cliente entrar em contato com você. Diminua o tempo e as etapas para conversão de compra. Lembre-se que as pessoas querem experiências mais consistentes e fluidas em todos os pontos de contato com a sua marca.
Fique atento: 90% das empresas que investem em experiências do usuário customizadas dizem que isso contribui significativamente para aumentar a lucratividade. Os dados são do Think With Google, com base em métricas de empresas americanas com receita superior a $ 205M, em março de 2017. Isso que dizer que personalização não é uma funcionalidade, mas uma estratégia fundamental para os seus negócios.
O que precisamos entender e concluir após todo este conteúdo é que estamos na era de ouro da experiência.
Cada momento, segundo e etapa contam na decisão do seu cliente. Aqui, por exemplo, nós já temos profissionais preparados para lidar com esta nova fase que envolve experiências nas mais diversas plataformas.
As nossas equipes de planejamento, design e desenvolvimento trabalham em conjunto para oferecer a melhor experiência ao usuário, avaliando com criticidade a arquitetura, o design e as funcionalidades, trazendo para a plataforma o melhor desempenho e tecnologia e também a facilidade de atualizações para um mundo que se encontra em constante transformação.