Combustível da Vida: Estratégia Onlife na prática!
Falamos sempre sobre ser/estar onlife e sobre a necessidade da sua marca se posicionar de um jeito inovador, com conteúdo relevante. Além de contar com uma estratégia unificada, e uma comunicação que ligue o on ao off, para entregar ao público uma experiência completa. Na teoria, fica fácil de entender o conceito. Mas, será que na prática uma estratégia onlife funciona?
SIM! E nós temos um ótimo exemplo para mostrar a você: o Combustível da Vida, um projeto desenvolvido aqui, do inicio ao fim, em parceria com a Rodoil. Essa campanha social, foi criada para facilitar os caminhos de quem quer fazer o bem, e de quem precisa receber ajuda. Hoje, viemos contar todo o trajeto que percorremos da criação, desenvolvimento e lançamento.
Vamos lá?
No início do ano, a Rodoil, nosso cliente desde 2017, chegou com o desejo de realizar um projeto social. Esse pedido deu início a muitas reuniões, brains e trocas de ideias que deram origem ao Combustível da Vida. A partir disso, começamos a desenvolver tudo: ideia, identidade visual, conceito da campanha, aplicativo, plano de comunicação, ações de lançamento e veiculação dos materiais.
Gostamos de dizer que o Combustível da Vida não é um projeto feito PARA o cliente, mas sim, COM o cliente. Afinal, todo o conceito e ideia foi criado de um jeito muito horizontal: com participação ativa da Rodoil em todas as etapas. Essa parceria foi fundamental para o sucesso do projeto.
Nem tudo são flores e, especialmente no meio da comunicação, as coisas mudam muito rápido. Mas quando se tem uma equipe superenvolvida, nenhum obstáculo seria um problema. Para você entender: inicialmente, o Combustível da Vida era um aplicativo de doação de sangue. Entretanto, semanas antes do lançamento, o Facebook lançou uma ferramenta muiiiito parecida com o nosso aplicativo.
Nesse momento a gente parou para pensar: “Não podemos competir com o Facebook, então vamos fazer ajustes e desenvolver algo parecido, mas melhorado e ainda mais amplo e relevante?”. E então surgiu o conceito de um app de doações, não apenas de sangue, mas roupas, alimentos, ração. Assim, o Combustível chegou para intermediar não apenas uma causa, mas, sim, várias. Tornando as possibilidades muito mais amplas.
Com o escopo pronto e aprovado, chegou o momento de tirar o projeto do papel. Nossos designers e redatores criaram o logo e toda a identidade visual/textual do projeto, enquanto os desenvolvedores criavam todas as plataformas digitais.
A primeira grande ação realizada foi um pré-lançamento interno da plataforma, com os funcionários da Rodoil, para que eles se sentissem parte da novidade, antes dela se tornar pública. Essa mesma ação foi replicada para divulgar o projeto à imprensa.
Convidamos jornalistas e influenciadores digitais para um café da manhã de lançamento. Lá, eles passaram por uma experiência completamente sensorial, para exercitar a empatia dos convidados. No final, distribuímos camisetas e convidamos todos para serem embaixadores do projeto e vestirem a camisa com a gente.
A parte legal é que, ao mesmo tempo em que divulgávamos a plataforma no mundo digital, os convidados reforçavam a chegada do Combustível da Vida compartilhando a ação de lançamento em suas próprias redes.
Para falar do projeto e explicar de um jeito simples a ideia do Combustível da Vida, chamamos a jornalista Cris Silva, da RBS, para ser a embaixadora da campanha. Vai, dizer, ela tem tudo a ver com a ação, né?
Visto que se trata de um projeto digital, o grande foco estratégico da campanha foram as mídias digitais (Facebook, Google e Instagram). Além do vídeo com a Cris, também pensamos em conteúdos que tivessem frases de impacto, com o objetivo de sensibilizar o público.
E deu certo! Para você ter uma ideia, em 10 dias os anúncios do Combustível da Vida apareceram no Google quase 200 mil vezes e conseguiram alcançar quase 100 mil pessoas. Achou muito? Então calma que tem mais: no Facebook e Instagram, nós já alcançamos mais de 600 mil pessoas!
Além de todos esses números, o projeto também teve um grande engajamento das pessoas, gerando uma mídia espontânea que nos pegou de surpresa (e a gente ficou muito feliz, claro), sendo pauta de vários jornais, rádios e sites.
Lembra que falamos sobre o pré-lançamento com funcionários da Rodoil? Então, naquele dia conseguimos arrecadar várias peças de roupas que foram doadas para a LEFAN (Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados), concretizando a primeira doação intermediada pelo Combustível da Vida \o/
Quando abraçamos um projeto ou uma campanha, é porque a gente acredita. Por isso, não ficamos de fora e, aqui na Ezoom, realizamos uma ação interna para que toda a nossa equipe se cadastrasse na plataforma.
O Combustível da Vida foi lançado e já está cumprindo o seu papel. Enquanto isso, nós ainda temos diversas ações programadas para impulsionar ainda mais essa ideia.
O que precisamos falar é que, de tudo isso, a lição que fica é que quando um projeto é realizado em parceria COM o cliente, é possível criar algo muito mais assertivo. Ainda mais quando a proposta totalmente onlife chega para ligar o mundo on ao off, com uma comunicação que une os dois mundos.
“Somos digitais e também sociais. Acreditamos na verdade, então somos ONLIFE!” <3