Distribuir boas intenções e mudar comportamentos: essa é a base do Marketing Social ou Marketing de Causa, como alguns preferem chamar. Nesse tipo de campanha, os produtos a serem vendidos, na maioria dos casos, não são físicos e as campanhas são criadas com o intuito de alertar a sociedade para alguma situação, trazendo benefícios à população (e não apenas ao próprio negócio).

 

Ficou confuso? Calma, vamos te explicar com exemplos, para você entender tudo.

 

Vamos começar com a campanha “Ticket de espera”, promovida pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foram distribuídas senhas em filas de supermercados e padarias da capital paulista, com números que representavam a quantidade de pessoas na fila de espera para receber doações de órgãos ou tecidos. Ao retirar a senha, o consumidor se deparava com um número muito alto e a mensagem “Esta seria a sua posição se você estivesse na fila para receber um órgão. Seja um doador de órgãos. Comunique sua família. Evite filas. Doe órgãos.”. As reações das pessoas que retiraram as senhas foram diversas. Confira:

 

 

Por que essa campanha pode ser considerada Marketing Social? Porque ela utiliza estratégias de convencimento para mudar o comportamento das pessoas atingidas por ela. Neste caso, tanto as pessoas que retiraram a senha, quanto as pessoas que tiveram acesso ao vídeo da campanha, posteriormente, foram impactadas de alguma forma e refletiram, pelo menos por um instante, sobre a importância de doar órgãos.

 

Já no caso da rede de fast food Burger King, um produto “físico” foi criado justamente para a campanha. O sanduíche Whopper em Branco (uma versão do Whopper, um produto famoso da empresa), foi criado para fazer analogia ao ato de votar em branco nas eleições de 2018. O produto, que foi montado apenas com pão, cebola e maionese, foi recebido por pessoas que pretendiam votar em branco nas eleições. A embalagem do sanduíche trazia a mensagem “Votar em branco é o mesmo que abrir mão do seu direito de escolha; e quando alguém escolhe no seu lugar, não dá para reclamar do resultado”.

 

A campanha teve tanto impacto, que gerou muitas discussões nas hashtags #VotoemBranco e #BKembranco no Twitter. Confira:

 

Neste caso, a empresa Burger King aproveitou a sua relevância em todo o Brasil para entrar para o debate político e defender uma causa que acredita. É claro que a campanha trouxe divergência de opiniões. Enquanto algumas pessoas defenderam a atitude da marca, outras a consideraram muito ousada. A questão é que, sem dúvida nenhuma, o Burger King conseguiu atingir um grande público e fidelizar ainda mais clientes com a campanha.

 

 

Imagine que você está em uma loja e vê um tênis que gostou muito. Em seguida, você descobre que esse tênis foi produzido sem matéria prima de origem animal e sem nenhum tipo de exploração. O seu interesse em adquirir o produto fica ainda maior, certo? Com o Marketing Social é parecido! As pessoas estão cada vez mais engajadas em causas sociais e quando encontram uma empresa que se dedica a essas causas, passam a dar mais atenção a ela. ;)

 

 

Quando falamos em Marketing Social, estamos SIM falando de experiência. O consumidor precisa se sentir parte da ideologia da marca para que seja realmente impactado. É por isso que, antes de lançar uma campanha, é fundamental analisar se o público-alvo da empresa se identificaria com ela.

 

Campanhas reais não são realizadas de um dia para o outro. É preciso muito planejamento e uma reflexão a longo prazo. O consumidor está cada vez mais antenado. Ele precisa perceber que a empresa realmente se identifica com uma causa, ao invés de simplesmente estar “entrando na onda” para se promover.

 

Uma coisa é certa: um cliente atingido por meio de uma causa, é muito mais fiel à sua empresa do que um cliente que simplesmente gostou do seu produto. Cada vez mais os consumidores buscam marcas que não só atendam as suas necessidades, mas que defendam as mesmas ideias e estejam dispostas a fazer a diferença no mundo.

 

A sua empresa se identifica com alguma causa? Quer atingir ainda mais clientes defendendo isso? Então não pense duas vezes antes de vir falar com a gente!

 

Sabia que também podemos fazer isso por você?

Conheça um dos projetos de Marketing Social realizados pela Ezoom!