Conheça tudo sobre o Marketing Onlife
Descubra o que é este novo conceito do marketing e como ele pode te ajudar a criar campanhas e ações ainda mais envolventes, criativas e conectadas entre si.
Enquanto você estiver lendo este texto, esqueça os termos online e offline. Isso porque estamos aqui para falar sobre o onlife, a nova tendência no mundo do marketing (e é justamente por isso que você precisa saber tudo sobre ele). Antes de começar, precisamos relembrar um pouco da história dessa área e como as coisas foram crescendo e evoluindo.
Como vocês já sabem, o mundo vive mudando, assim o marketing digital começou a ganhar espaço e revolucionou a comunicação das marcas, deixando tudo muito mais próximo, direto e objetivo. E talvez você não tenha percebido ainda, mas acabou o tempo em que estar presente no meio digital era o suficiente. Agora, as marcas precisam se reinventar constantemente, se posicionar de um jeito inovador e apresentar um conteúdo relevante para os seus consumidores.
Vivemos um tempo em que as organizações precisam fazer parte da vida e do dia a dia do seu cliente com informações úteis e relevantes. Daí surge o termo onlife: a união do marketing online (também chamado de marketing digital) com o offline (que predominou por boa parte do século XX e deu origem a uma nova forma de comunicação das empresas com o seu público). Assim, o marketing onlife indica que a distinção entre online e offline deixará de existir definitivamente em alguns anos.
Em breve, estaremos falando e vivenciando cada vez mais a Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT), um cenário no qual um grande número de objetos que fazem parte do nosso dia a dia está conectado com a internet e comunicando-se entre si mutuamente. Smartphones, tablets, notebooks, videogames, câmeras de segurança, cartões de banco, Netflix e Spotify: todos são exemplos de equipamentos, objetos ou serviços que estão conectados à internet e se comunicando entre si.
E O QUE A INTERNET DAS COISAS TEM A VER COM O MARKETING ONLIFE?
Muitas coisas. Isso porque a Internet das Coisas, conectando objetos à nuvem e a você, tornou possível a transmissão de dados e facilitou muito rastrear e mapear o comportamento humano. Essas informações podem ser utilizadas para otimizar publicidades e vendas de produtos e serviços, tornando-as mais segmentadas e, consequentemente, mais assertivas.
Mas, muito mais que isso, a Internet das Coisas permite que usemos o meio digital para tornar as experiências das pessoas com as marcas muito mais presentes, reais e relevantes, levando a marca para dentro da vida dos seus consumidores. Aliando isso à coleta de dados, mencionada no parágrafo anterior, podemos entender mais o consumidor e entregar o que ele quer, procura e espera. E o melhor: surpreendê-lo com ações cada vez mais conectadas entre si, envolvendo-o em narrativas mais atraentes e significativas.
Que tal conferir alguns exemplos?
Anúncio Nívea (protetor solar)
Anúncio Budweiser (Buddy Cup)
Testar, provar, vivenciar, interagir, experimentar e envolver. Isso tudo é marketing onlife. A pergunta agora é: a sua empresa está pronta para essa transformação?