Há algumas semanas o Instagram fez um anúncio importante: o lançamento da IGTV, uma nova ferramenta dentro da plataforma, possibilitando que o usuário faça o upload de vídeos verticais de até uma hora no aplicativo. Mas o que nós – usuários, marcas e profissionais da comunicação – temos a ver com isso?

 

Tudo! Afinal, esta ferramenta não é só uma nova possibilidade de engajar o público. Na verdade, ela nos ensina e mostra algo que talvez estejamos demorando para perceber: o mundo está ficando mais mobile e, consequentemente, mais vertical. Lembra que já te falamos neste post sobre a importância de pensar em uma experiência mobile para a sua marca? Basicamente, foi isso que o Instagram fez.

 

Quando a notícia foi anunciada para o mundo inteiro, Kevin Systrom, CEO da empresa, disse que a IGTV é diferente de inúmeras maneiras.

 

"Primeiro, ele foi construído para como você usa o seu smartphone, por isso os vídeos são em tela cheia e verticais. Além disso, diferente do Instagram, os vídeos não são limitados a um minuto, mas, sim, podem chegar a até uma hora."

 

 

Vertical. De todas, essa característica é, sem dúvida, a mais marcante, uma vez que estamos acostumados com as telas de cinema, TV e computador, que são totalmente horizontais (proporção 16:9). Para quem está acostumado com a proporção 16:9 (formato paisagem), fica difícil acreditar em um futuro com vídeos cada vez mais verticais.

 

Talvez a IGTV tenha se adiantado um pouco, afinal, é um formato que ainda causa uma certa estranheza à primeira vista. Mas a verdade é que tem muita gente que adora. Quer um exemplo? Em 2014 foi criado um festival audiovisual exclusivo para os vídeos verticais, o VFF – Vertical Film Festival.

 

“Os vídeos e filmes verticais estão florescendo com um novo tipo de câmera e tela, permitindo facilmente que as pessoas capturem e assistam em um formato não tradicional.”

 

 

 

E se esse formato não fosse tão relevante, o YouTube não teria adaptado a sua plataforma para possibilitar que o usuário assistisse vídeos verticais em tela cheia, como foi anunciado em dezembro do ano passado.

 

 

E O QUE A GENTE QUER DIZER COM TUDO ISSO?

 

Todas essas informações e dados são para te mostrar como o formato vertical vem ganhando espaço e como é importante levar ele em consideração. Quando você pensa em mobile, precisa pensar vertical. A maior prova disso é que os anúncios que adotam essa proporção ganham muito mais engajamento. Por quê? Porque as pessoas estão passando cada vez mais tempo em frente a dispositivos móveis e menos em mídias mais tradicionais (como a TV).

 

Um mesmo anúncio em vídeo foi impulsionado no formato vertical e horizontal pela Animaker:

 

 

Antes do cinema, nenhum formato era considerado certo ou errado. Não é à toa que as grandes pinturas e quadros exploravam diversas formas e proporções. Hoje, precisamos ser mais disruptivos e nos rendermos às novas possibilidades que o mobile oferece. O mundo está mudando cada vez mais rápido. E você, vai ficar só assistindo ou fará parte dessa mudança?