Relevância no Instagram: o que é, como vem e como medir?
É cada vez mais importante entregar um conteúdo relevante para os seus seguidores. Mas o que significa ter relevância? Como medir isso?
O Instagram já tirou a visibilidade dos likes. Nós também já vimos uma influenciadora digital com mais de 2 milhões de seguidores virar exemplo do que não fazer na plataforma. E agora nós perguntamos para você: o que significa ter relevância dentro do Instagram? Como medir isso? É por isso que estamos aqui hoje, para trazer à tona um assunto que não é nenhuma novidade, mas é essencial saber disso quando falamos em marketing digital e em redes sociais: a importância de entregar um conteúdo relevante para os seus seguidores.
Para situar você, este texto vai começar com uma pequena contextualização sobre a recente mudança anunciada pelo Instagram (o fim dos likes), depois vamos falar um pouco sobre o case da influenciadora Arii e, para finalizar, te ajudar a entender o que é um conteúdo relevante e como você pode entrega-lo aos seus seguidores.
- VAMOS COMEÇAR DO COMEÇO?
Não faz muito tempo que o Instagram, rede social que possui mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e mais de 500 milhões de stories publicados por dia, anunciou que iria deixar de tornar os likes das fotos visíveis. A plataforma nunca chegou, de fato, a se posicionar sobre a motivação para a nova atualização. Entre as justificativas mais faladas estaria o posicionamento da rede em relação a preocupação com a saúde mental dos seus usuários.
De fato, o número de likes sempre gerou uma sensação de competividade cada vez mais latente na nova geração. Mas precisamos olhar para além disso, pois outro ponto pode ter se tornado um fator decisivo para a mudança drástica na plataforma é a busca do Instagram de proporcionar conteúdos cada vez mais relevantes para os seus usuários. E se o Instagram já foi capaz de mudar completamente a nossa forma de compartilhar fotos e momentos especiais com o mundo, por que ele não seria capaz de mudar a nossa forma de consumir conteúdo?
- VOCÊ LEMBRA DA ARII?
@Arii é o nome da influenciadora que virou um grande exemplo sobre como likes e número de seguidores não é o suficiente para engajar. O caso ganhou notoriedade a pouco mais de 3 meses e o que aconteceu foi que, em um post no Instagram, a influencer com 2,6 milhões de seguidores anunciou que a marca de roupas com a qual estava trabalhando estava cancelando a sua linha porque, apesar do imenso número de seguidores, ela não conseguiu vender um mínimo de 36 peças de roupa – exigência da empresa.
Essa história abre margem para discutirmos sobre a importância de marcas e influencers oferecerem aos seus seguidores conteúdos cada vez mais relevantes e que gerem um engajamento mais qualitativo e menos quantitativo. Apenas a partir de um conteúdo bem construído e pensado é possível gerar uma relação muito mais humana e próxima do público que você quer atingir. Essa troca torna-se cada vez mais importante para fortalecer o relacionamento entre marca e cliente, estreitar as relações, gerando muito mais proximidade e permitindo que você conheça cada vez mais o seu público.
Okey, você já entendeu que o conteúdo é importante. Mas como fazer isso?
Com muito estudo! Seja para entender como o algoritmo do Instagram funciona ou para conhecer profundamente o seu público. A partir do momento que você souber realmente quem é o seu público (persona), porque ele segue você e o que ele quer ver, será possível saber exatamente o tipo de conteúdo que você deve oferecer a ele. Já falamos com você sobre isso aqui, clique aqui para conferir.
Além disso, é conhecendo a plataforma o funcionamento dos seus algoritmos, você vai descobrir como entregar o conteúdo ao seu público e saber como usar o algoritmo a seu favor para performar os seus posts da melhor forma possível. Entenda mais do que estamos falando clicando aqui.
CONCLUSÕES
Desde que a internet ganhou espaço nas nossas vidas, passamos a experimentar algo que parecia muito distante: a interação. Mesmo que o jornal impresso, a televisão e o rádio já trabalhassem com diferentes maneiras de interagir com o público, a internet levou isso para outro nível.