Quando o faz de conta ganhou o mundo real
Era uma vez, neste mundo em que vivemos, muitas pessoas. Inclusive você. Um lugar onde as informações vinham de todos os lados, a todo momento, e tudo mudava de uma hora para outra, sempre. Tanto, que ficava difícil acompanhar e, por isso, as pessoas ficavam tão conectadas aos lançamentos e novas informações, que esqueciam de coisas simples.
No meio de tudo isso, existiam as crianças, imersas nesse mesmo oceano de dados e conteúdo, tão perdidas quanto as pessoas adultas. Os pais tentavam a todo custo fazer as crianças se adaptarem a esse novo mundo, esquecendo de respeitar o tempo particular de cada uma. Percebendo todo esse cenário maluco, as Escolas de Educação Infantil e todos os profissionais delas queriam mostrar de alguma forma que estavam lá para a ajudar!
Como fazer isso? Sozinhas elas não conseguiriam. E este é o início de mais uma história real de um projeto onlife da Ezoom que fala sobre como FAZER DE CONTA FAZ DIFERENÇA. Nós já te contamos outra história, a do Combustível da Vida, aqui.
Tudo começou em 2017. Um grupo Escolas de Educação Infantil nos procurou porque queriam falar para as pessoas da importância de respeitar o ritmo de crescimento de cada criança e valorizar as suas particularidades. O desejo era mostrar como as instituições focadas na primeira infância tinham um importante papel nesse processo de crescimento e desenvolvimento, além de realçar o olhar individual e personalizado que as crianças recebem nessas instituições.
Para entender este cliente (que na verdade eram vários clientes reunidos por uma única causa) e conseguir dar forma ao projeto, foram realizadas muitas reuniões, imersões, visitas como cliente oculto e entrevista com vários profissionais da educação.
Na sequência, vieram os brains com a nossa equipe, as ideias e todo o planejamento e criação da identidade do projeto. Chegamos à conclusão de que precisávamos valorizar a infância ressaltando o que ela tem de melhor: o lúdico.
Assim nascia a campanha FAZER DE CONTA FAZ DIFERENÇA, que chegava com um planejamento totalmente onlife, no qual a ideia era contemplar ações no meio digital e no dia a dia das pessoas. Ah, e se o visual ficou lindo, é porque vocês não viram o site, blog e landing page desenvolvidas pela galera da programação *-*
Com todos os materiais prontos, era o momento de apresentar a campanha para os pais dos alunos das escolas participantes. Para isso, entregamos um material informativo sobre o projeto e um cubo mágico que continha uma brincadeira que revelava a importância da Escola de Educação Infantil. Além disso, também enviamos um e-mail marketing de lançamento para todos os contatos das escolas, dando início a uma incrível jornada de e-mails.
Spots no rádio, outdoor nas ruas, materiais gráficos nas escolas, anúncios no Google e nas redes sociais, além da jornada de e-mails marketing pronta para começar e releases para toda a imprensa. Naquele dia, era oficialmente lançada a campanha FAZER DE CONTA FAZ DIFERENÇA!
Precisávamos engajar as pessoas e mostrar que, de fato, as escolas estavam ali para ajudar. Por outro lado, não poderíamos deixar de fora os pais que já estavam ao lado das Escolas de Educação Infantil. Assim, criamos ações específicas para o público geral, as crianças e os pais dos alunos.
Para os pais foram entregues materiais informativos sobre o projeto. Para as crianças, feitas atividades lúdicas e superdivertidas (como a criação de portas do faz de conta, preparo de receitas saborosas e ações com influenciadores).
Enquanto isso, no mundo digital eram feitas ações com conteúdos informativos (e-books, textos para blog e posts no Facebook). Além do trabalho em conjunto com a assessoria de imprensa, que nos ajudou a ter a visão dos influenciadores para gerar mídia espontânea.
Falando em ações, quem viu o espaço que criamos para expor um dos trabalhos feitos com as crianças das escolinhas?
A campanha está chegando ao fim, mas no quinto mês fizemos um relatório para ver como estavam os números, e ficamos surpresos!
Nós entendemos que não podemos mudar o mundo inteiro com uma campanha de poucos meses. Mas sabemos que com pequenas ações somos capazes de mudar um pouco a cabeça das pessoas. Um projeto com esses números nos mostra como conseguimos mostrar para as pessoas que a primeira infância é algo lindo. Isso sem falar nos aprendizados que ficaram para a nossa equipe.
E nós temos muito orgulho de poder fazer parte disso tudo! Afinal, todo esse projeto só reforçou, para nós, a nossa característica disruptiva de querer mudar o cenário das coisas: fazer a revolução, para haver inovação! <3