Black Friday! Este ano, uma das sextas mais esperadas do ano cairá no dia 23 de novembro e você precisa entender todos os detalhes da data, para elaborar uma estratégia de venda que traga lucros para a sua empresa. Hoje, a Black Friday representa uma porta de entrada para novos compradores online. Ou seja, novos compradores para VOCÊ!

 

Para tentar entender a importância da data, a gente trouxe alguns dados da pesquisa feita pelo Provokers, em julho de 2018:

 

 

O que estes dados nos mostram? Que além do público que já foi atingido no ano passado pela Black Friday, este ano você ainda pode atingir uma grande fatia do publico que não atingiu em 2017. O que também podemos perceber é que todas as polêmicas envolvendo a data (black fraude, a metade do dobro, etc.) não impedem que as pessoas comprem e aproveitem as ofertas. E isso nos leva a outra informação muito relevante: sabia que em 42% das vezes a pessoa não compra por que não tem dinheiro? Foi o que mostrou a pesquisa realizada pela Provokers.

 

 


E lembra o que te falamos no primeiro parágrafo do texto? A Black Friday representa uma porta de entrada para novos compradores online. A pesquisa indicou que 82% das compras de Black Friday são feitas online, e 53% das pessoas que não compram online, preferem pesquisar na internet antes. É por isso que, antes de pensar nas ofertas da Black Friday, você também precisa entender o universo digital no Brasil.  

 

 

BLACK FRIDAY ALÉM DO PREÇO

 

Lembra que comentamos sobre a experiência de compra do usuário e a importância de pensar na experiência mobile da sua marca? Então relembre aqui, pois ela tem tudo a ver com a sua estratégia para a Black Friday.

 

A presença mobile, a experiência e o multicanal são fatores influenciadores na hora da compra. Além de oferecer ao consumidor a possibilidade de compra via smartphone ou outros disposotivos móveis, é necessário oferecer um bom atendimento online, com velocidade, boa usabilidade e, no final, entregar o produto no menor prazo possível.

 

E antes que a gente esqueça, 30% das pessoas acham que a Black Friday é o momento de comprar o que se deseja há muito tempo, enquanto que 39% acredita que a data é uma oportunidade (ou seja, comprar sem se planejar). E o melhor dado nós deixamos para o final: 78% das pessoas voltaram a comprar na loja após a primeira compra na Black Friday.

 

Depois de todas essas informações você deve estar um pouco zonzo e se perguntando: “O que eu vou fazer com todos esses dados?”. Porque queremos te mostrar que A BLACK FRIDAY NÃO É UM MOMENTO, MAS UMA JORNADA DE COMPRA!

 

E com toda a sua estratégia para identificar e tornar a experiência do usuário muito mais fluida, as chances dele virar um cliente seu se tornam muito mais fáceis. Lembra que te demos uma receita de bolo neste post incrível? Então, a Black Friday pode ser a porta de entrada para o início de uma relação duradoura e de uma estratégia de venda muito maior. 

 

Para finalizar, deixamos como citação um trecho do que o Market Insights Manager escreveu neste infográfico bem legal divulgado pelo site Think With Google.

 

“A jornada do consumidor é orgânica, e ele certamente não se guia apenas por um evento ou uma promoção. A etapa de planejamento mostrou ser uma das mais importantes, com consumidores mais racionais e dispostos a fazer boas pesquisas sobre o que comprar na sexta-feira. Já que a concorrência é alta - e a fidelidade do consumidor nem sempre é garantida - trabalhar com antecedência em cada etapa da jornada, interpretando todos os sinais de intenção, é uma forma de se destacar e criar relações mais profundas com o seu público.”